Surf – 4.ª Etapa Circuito Regional

Belmiro Mendes Campeão Regional de Surf

As ondas “grandes” do Paul do Mar levam o atleta do Clube Aventura da Madeira ao quarto título regional consecutivo

belmiro paul

O Paul do Mar recebeu dois dias de competição nas suas magnificas ondas, com mais uma etapa do Circuito Regional de Surf, que decorreu no sábado, dia 14 de Novembro. A etapa de Bodyboard decorreu no Domingo, 15 de Novembro.

 A famosa onda “direita” do Paul esteve quase na perfeição, com a força que a tornou conhecida. A prova começou às 9:45, com a primeira fase composta de 4 heats, com condições de ondulação a evoluírem em tamanho e força. Séries de 6 a 10 ondas com cerca de dois a dois metros e meio e ondas intermediárias a rondarem o metro e meio proporcionam um excelente espectáculo aos muitos assistentes.

As condições proporcionaram heats muito disputados e algumas surpresas, com surfistas mais cotados a não conseguiram atingir a final. Nesta fase, destaque para prestações de Filipe Barros (CTM) com manobras inovadoras mesmo em condições difíceis e de Ruben Afonso (CTM), o único goofy do heat (Goofy – Surfista que coloca o pé direito à frente na prancha, com vantagem de surfar de frente nas esquerdas) mandou-se nas ondas fortes que apareceram e ganhou o prémio do maior “wipe Out” (tombo, queda), da competição.

Na final o atleta André Rodrigues (Clube Aventura da Madeira) não participou por ter se lesionado na meia-final ficando com o 4º lugar, Orlando Pereira (CNSV) perdeu muito tempo a remar de volta ao outside (fora da rebentação), pois foi arrastado para muito longe pelos sets que o apanharam, retirando-o da luta pela vitória, classificando-se na terceira posição. A luta pelo primeiro lugar centrou-se em Belmiro Mendes (Clube Aventura da Madeira) e Kristjan Higdon (CNSV) o “americano do Jardim”, que fez justiça a sua grande determinação, arrancando numa onda forte, fez um grande bottom e foi lá em cima dar uma grande “porrada” ficou um pouco pendurado mais lá conseguiu voltar a onda e completar com mais duas boas manobras. Esta onda fez a diferença para Belmiro Mendes que ficou com a segunda posição.

Nesta prova decorreu a avaliação dos juízes, com a presença do Tiago Matos, formador da Federação Portuguesa de Surf, concluindo todos com aproveitamento, o processo de formação que haviam iniciado no passado mês de Julho.

Com o seu 2º lugar, Belmiro Mendes (Clube Aventura da Madeira) sagra-se Campeão Regional de Surf 2009 ficando por definir na 5ª e última etapa na Fajã da Areia, em São Vicente, no dia 13 de Dezembro, os restantes lugares do pódio.

Este evento foi organizado pela ADM, com o apoio da Câmara Municipal da Calheta, Madeira Island Surf Shop, Roxy, Quiksilver.

 Fotos

Classificação do Heat Final

1º – Kristjan Higdon (CNSV)

2º – Belmiro Mendes (Clube Aventura da Madeira)

3º – Orlando Pereira (CNSV)

4º – André Rodrigues (Clube Aventura da Madeira)

publico sur 4a etapa

Bodyboard – Domingo, 15 de Novembro 2009

Nuno Rodrigues venceu a 4.ª Etapa no Paul do Mar

As ondas estiveram grandes para receber uma animada competição de Bodyboard que contagiou o público entusiasta da modalidade, no Paul do Mar.

Depois das lutas iniciais, a final reuniu os melhores para uma acesa disputa pelo 1.º lugar. Emanuel Franco, campeão em título quedou-se pelo 4.º lugar, Gonçalo Sousa líder do ranking, ficou com terceiro lugar, Nuno Rodrigues arriscou um excelente drop e logrou a vitória sobre Nuno Silva, segundo classificado.